segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Sexo Anal : Este prazer é risco?




Dizem que a paixão nacional é o bumbum. Se no caso das mulheres (pelo menos da maioria) a predileção por essa parte do corpo masculino está mais ligado à composição estética (já que muitas não descobriram que bumbum de homem também é bom demais), no caso do homens, literalmente, o buraco é mais embaixo (creio eu…).
É claro que a estética, para muitos, também é o ingrediente principal dessa paixão. Um bumbum redondinho ajuda a compor um visual bastante agradável aos olhos. No entanto, sempre tive a impressão que tanta paixão está mais ligada ao desejo transgressivo do sexo anal do que à estética em si.
No entanto, esta questão do desconforto da dor, de relatos de pessoas que sofrem com pequenos sangramentos, hemorróidas e outras coisinhas, me levaram a uma perguntan que quase todos querem saber: Sexo anal faz mal?
O livro Sexo Anal de Luiz Biajoni é uma trama policial que tem como fio condutor um casal que adora praticar sexo anal, mas ela, infelizmente, tem problemas com os desconfortos acima citados. Problemas do tipo que não incomodam no dia a dia, se é que me fiz entender, mas que incomodam depois do sexo. É claro que o livro do Bia é mais que isso, aliás, indico a leitura, porém neste momento quero usá-lo apenas para introduzir (hummm…) este tema da calafrios..rs.




Qual o risco do Sexo Anal?

É sempre bom lembrar que o "anus" não tem como função principal o sexo, mas se levarmos em conta que a função do sexo é procriar e nós já distorcemos este sentido há tempos… O sexo anal nem é tão absurdo assim, não é mesmo?
Por ser um canal de excreção e uma área sem lubrificação própria, é sempre bom ter uns cuidadinhos especiais para evitar infecções entre outros probleminhas. O uso de lubrificantes íntimos (à base de água) é essencial, assim como o uso de preservativos para minimizar o risco de possíveis infecções ou disseminação de DSTs e, é claro, muito cuidado. Seguindo estas poucas indicações, a única dica para quem não tem problemas maiores seria o famoso, relaxa e goza, mas… E quem tem problemas? Quem apesar do prazer esbarra com os desconfortos citados?

A Higiene – Se a pessoa não faz sexo anal frequente, se é uma espécie de bilhete premiado para o seu amor, a famosa “chuca”, como os gays costumam chamar o enema (lavagem intestinal), é a solução mais limpinha. No entanto, não é a mais indicada para quem é praticante habitual. O simples cuidado de ir ao banheiro previamente, usar lubrificante íntimo e um preservativo para cada relação já é o básico necessário. Quem gosta de sexo anal tem que lembrar “Shit happens!”, por isso o preservativo é tão importante. Quem tem certos nojinhos não deveria jamais se aproximar de um cu.
A Dor – Se a pessoa não é profissional do sexo (prostituição, atores pornôs…) e nem praticante habitual, o sexo anal pode causar sim uma dorzinha inicial e um desconforto, mas usando e abusando de lubrificantes íntimos e não esquecendo de usar os preservativos que também tem alguma lubrificação, a sensação é naturalmente transformada em prazer. Já ouvi falar de géis lubrificantes com anestésicos, mas particularmente acho desnecessário.
Pequenos Sangramentos – Determinadas pessoas tem a região anal mais sensível e pode ocorrer pequenos sangramentos. Não é à toa que a indicação do uso de preservativos para o sexo anal, mesmo para os casados e monogâmicos é o mais indicado. Na maioria dos casos, o simples fato de se resguardar alguns dias da prática fazendo uso de alguma pomada cicatrizante já é suficiente, mas é bom lembrar que se os problemas persistirem é imperativo que busque atendimento médico. Nunca se sabe…
Hemorróidas – Ao contrário do que muitos dizem, sexo anal não provoca hemorróidas, assim como quem tem hemorróidas não está proibido de fazer sexo anal. Isso é mito. É logico que é preciso ter cuidados, como sempre, e que com a hemorróida em crise o sexo anal não é indicado, mas quem sofre desse problema, já tem que – naturalmente – se cuidar. Ter uma alimentação rica em fibras, ir ao médico frequentemente, tomar medicação adequada, são cuidados básico do dia a dia. Se a pessoa gosta de sexo anal mesmo assim, basta cuidar-se.

Sinceramente? É como dizem " á gosto pra tudo.."Tomando os cuidados certos (muita calma, lubrificante íntimo e preservativos). Aproveito para deixar uma dica, um link  para um especial sobre sexo anal respondido pela sexológa Laura Muller (aquela do Altas Horas). Vale dar uma passadinha e conferir.

Nenhum comentário: