quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Vem ai o Google Wave!

O Google começa a testar um aplicativo promissor chamado  Google Wave. A tal onda (“wave” em Português) é basicamente a integração de aplicativos de redes sociais e vai enfrentar o Facebook, que já fazia um pouco disso.

ESCRITA - Email, blog, mensagem instantânea, scrap e Word. A promessa é que o usuário vai ter tudo isso numa página que lembra o Orkut. Há um vídeo aqui, mostrando como será. Só que é longo, então vale a pena resumir.
* Você faz um email. Coloca na lista de envio o usuário “blog”. O texto é postado lá automaticamente.
* Aí, tem uma pessoa on-line e a conversa vai pro lado do “instant messaging” (Messenger, Google Talk). Você pode inclusive adicionar gente na conversa.
* Assim como no scrap, existe um “histórico” de conversação. Se alguém entrar depois na conversa, pode ver o histórico, como acontece em páginas de recados e grupos de discussão.
* E o Word? Bom, é possível pegar uma palavra e colocar “comentários” nela. O Wave abre uma mini-conversa em tópicos, como acontece no “controle de alterações” e edição do Word.
IMAGENS – Nas páginas de recados das redes sociais, já dava para colocar uma ou outra foto. A idéia agora é passar um álbum inteiro para a mesma página do email. E outros usuários também podem acrescentar imagens, fazendo assim um álbum “participativo”.
A propósito, verifique se o usuário “blog” está na conversa porque as fotos também serão postadas no blog – e nem sempre isso é bom.
JOGOS ON-LINE – Neste item, a onda do Google lembra muito o Facebook. Você pode participar de diversos jogos, convidar amigos e tudo mais.
APLICATIVO ABERTO – Para os desenvolvedores, a graça é que tudo isso será feito em plataforma aberta, ou seja, o “código” é aberto para qualquer um que deseje criar jogos, programas e softwares para serem usados com o Google Wave.



Nenhum comentário: